O Museu de Arte Moderna de Kolkata (KMOMA), o primeiro projeto de Herzog & de Meuron na Índia, encontra-se no novo distrito de Rajarhat. O novo museu pretende abraçar o rico passado cultural da cidade e, finalmente, transformá-la na "Cidade das Artes" da Índia. Programas que vão desde a galeria e restauro das instalações de artes, até estúdios de arte e um teatro ao ar livre que visa capacitar artistas locais para que eles possam desempenhar um papel fundamental na evolução de suas comunidades.
Os 50.000 metros quadrados do KMOMA foram projetados para fundir arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, juntamente com artes cênicas, música, cinema, fotografia, literatura, arte e escultura. As instalações serão igualmente divididas em duas zonas: a de museu contendo galerias, restauração de arte, educação, centros de pesquisa, instalações fotográficas, escritórios e teatro, e uma "Cidade da Cultura" contendo restaurantes e espaços para eventos, instalações comerciais, estúdios para artistas e residências, espaços para a venda de arte e artesanato, espaço de atuação ao ar livre, espaço público e estacionamento.
"O conceito prevê uma coleção de volumes retilíneos simples (feitos de blocos de alvenaria) de escala urbana e monumental, dispostos a expressar a complexidade e diversidade do programa", descreveu Herzog & de Meuron. "Baseia-se em princípios de construção indianas tradicionais de empilhamento de elementos individuais, produzindo um todo coerente e legível, através da recolha e compactação de elementos diversos, originais. Esses elementos aparecem como estratos na fachada dos volumes e refletem a simplicidade com que eles vão ser construídos. "
"Nas entradas leste e sul para o terreno, volumes e vazios criam pátios, ruas, becos e uma área comercial que levam o visitante a uma praça central, um lugar de encontro e de orientação. Na extremidade ocidental da praça, o museu sobe em uma pilha vertical de volumes afirmando uma presença dentro do complexo e do contexto urbano.
"Em todo o complexo existe uma série de espaços públicos puntuais conectados por uma rede de escadarias generosas esculpindo o exterior e o interior do edifício. O conjunto de diferentes programas, escalas e qualidades em todo o terreno dá a proposta uma qualidade de cidade".
O edifício responde ao clima tropical do Kolkata, utilizando métodos passivos de ventilação e iluminação. Os volumes são estrategicamente colocados para controlar a exposição ao sol durante os verões quentes e úmidos, enquanto um espelho d'água na Praça Central dá umidade necessária ao local durante a estação seca. A vegetação exuberante dá mais qualidade ao meio ambiente, proporcionando uma transição agradável para os pedestres ao aproximarem-se do museu.
Arquitetos
Arquitetos Responsáveis
Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Harry Gugger, Christine BinswangerEquipe
Ben Duckworth (Associate, Project Director), Michael Bekker (Project Manager), Edman Choy (Associate, Project Manager), Tomislav Dushanov (Associate)Cliente
The KMOMA TrustÁrea
50000.0 sqmFotografias
Museu de Arte Moderna de Kolkata, Herzog & de Meuron